Com muito trabalho e dedicação a ACBJ-BA vem publicando livros com a finalidade de manter intercâmbio de informações entre o Japão e o Brasil e a disseminação da pluraralidade das expressões literárias.

A ACBJ-BA é cadastrada  como editor pessoa jurídica na Agência Brasileira de ISBN (International Standard Book Number).

Livros Impressos Publicados pela ACBJ-BA:

SINGULARES RELAÇÕES NIPO-BAIANAS

Japão, Terra do Sol Nascente, de um povo singular, em busca de um propósito para sua existência. Bahia, Terra da Felicidade, de um povo hospitaleiro, em busca de interações plurais.

Japoneses ou nissei, celebridades ou anônimos que aqui estiveram e deixaram um rastro expressivo científico, artístico e cultural.

Cinco japoneses e um nissei na Bahia, historiografar sobre um deles, e revelar nossas memórias do trabalho e das vivencias dos outros cinco. Personagens da descoberta do vírus amarílico, da cooperação técnico-cientifica Bahia-Japão, dos ensinamentos do Método Suzuki, da música e da língua japonesa e do incentivo à agricultura, a gastronomia e a poesia japonesa (haiku).

Da terra do Sol Nascente ao sol poente na Baía de Todos os Santos, destaque de relações nipônicas e baianas bem sucedidas. Histórias contadas, memórias preservadas, desenvolvimento de um país chamado Brasil.

Organizadores: Ogvalda Devay de Sousa Torres, Deodato Guimarães Santos e Maria Angela Ornelas de Almeida.

 

HASHI: A GRANDE PONTE ENTRE DOIS POVOS IRMÃOS

Livro conta a vida da ACBJ-BA, dos seus 25 anos de existência. Os principais eventos foram registrados para a posteridade pelos que o vivenciaram e para a.queles que desejarem conhecer o belo trabalho desta Associação. O livro presta seu tributo a quem trouxe a semente da Nação do Sol Nascente, fazendo-a germinar na terra do Senhor do Bonfim e se transformar na frondosa arvore. O entusiasmo dos autores levou-os a discorrer sobre as atividades da entidade ao longo dos anos, fazendo uma breve digressão histórica.

Organizadores: Ogvalda Devay de Sousa Torres e Deodato Guimarães Santos

 

 

 

 

AS MÚLTIPLAS FACES DO JAPÃO

Em comemoração dos quinze primeiros anos de existência da ACBJ-BA, depoimentos prestados por ex-bolsista do governo japonês e pessoas com diferentes experiências vividas no Japão. Profissionais de diferentes formações e que vivenciaram a experiência de conhecer o Japão em momentos distintos. O livro apresenta um material heterogêneo, que agrada pela variedade de aspectos de um pais verdadeiramente fascinante e misteriosos, de cultura rica e múltipla.

Organizador: Sérgio Fraga Santos Faria

 

 

 

Com o selo da ACBJ-BA e do Ateneu Musical Osvaldo Devay de Sousa, foram lançados os livros:

OSVALDO DEVAY: depoimentos de familiares e amigos do médico e escritor Dr. Osvaldo Devay de Sousa, fundador e relator do primeiro Estatuto da ACBJ-BA.

O PAI DA SINFONIA: vida e obra de Franz Joseph Haydn – Autor: Deodato Guimarães Santos.

DOIS EM UM: contos e crônicas – Autor: Hélio Devay da Rocha.

 

 

OLGA, 100 ANOS DE VIDA

Depoimentos de familiares e amigos de D. Olga.

Autores: Nilton Leal Cajado; Ogvalda Devay de Sousa Torres; Edni Devay de Freitas; Edésio de Freitas; Cristália Segunda S. Gomes; Maria de Lourdes Palma Luz; Lauro Lima e Hélio Devay da Rocha.

 

 

 

 

 

 

O JARDIM DO ZÉ QUEIJEIRO

Descreve a obsessão de um repórter em descobrir, por determinação do Diretor do jornal onde trabalhava, a razão da manchete estampada na primeira página de outro Jornal Final feliz para o Jardim do Zé Queijeiro. Na sua busca na pequena cidade palco do episódio, outros acontecimentos e seus desdobramentos que lhe foram revelados e enviados para publicação cativaram sobremaneira leitores e assinantes alavancando a tiragem do jornal”

Autor: Deodato Guimarães Santos