ORDEM DO SOL NASCENTE

A Ordem do Sol Nascente japonesa, foi estabelecida em 1875, pelo Imperador Meiji. Criada pelo Conselho de Estado, foi a primeira condecoração nacional entregue pelo governo japonês e uma das mais antigas ordens ainda em atividade no mundo. É inferior somente à Ordem do Crisântemo, sendo, portanto, a segunda mais prestigiada ordem honorífica japonesa, sendo entregue em nome do Imperador àqueles que prestaram longos e meritórios serviços ao país.

 

O símbolo e o nome da ordem são em referência à expressão “Terra do Sol Nascente”, geralmente usada para referir-se ao Japão.

Em 2003, após uma nova reformulação, a ordem passou a ser entregue a mulheres e homens em igualdade e dividida em seis classes: do Grande-Colar; da Estrela de Ouro e Prata; de Raios de Ouro com Laço; de Raios de Ouro com Roseta; de Raios de Ouro e Prata e de Raios de Prata.

O laureado recebe um diploma e a insígnia da Ordem em nome do Imperador. Quatro Diretores da ACBJ-BA já foram agraciados com o Diploma e a Comenda da Ordem do Sol Nascente:

 

 

 

O jurista Dr. Oldegar Vieira recebeu a Comenda da

Ordem do Tesouro Sagrado com Raios de Ouro com Laços,

em 1995, na Academia de Letras da Bahia.

 

 

 

O antropólogo Dr. Emilton Moreira Rosa, condecorado com a Comenda da

Ordem do Sol Nascente de Raios de Ouro com Colar, em 2003.

 

 

 

 

 

O médico Dr. Odecil Costa Oliveira foi honrado com a Comenda da

Ordem do Sol Nascente de Raios de Ouro com Laço, em 2015, na solenidade comemorativa

dos 40 anos da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Salvador.

 

 

 

 

A médica Dra. Ogvalda Devay de Sousa Tôrres, recebeu a Comenda da

Ordem do Sol Nascente de Raios de Ouro e Prata, em 2018,

pelo Cônsul Geral do Japão em Recife, JIRO MARUHASHI, em sua residência oficial.

 

 

 

_______________________________________________________________________________________

COMENDA KASATO MARU

O Marco inicial da imigração japonesa no Brasil foi em 1908 com a chegada do navio Kasato Maru, em Santos, com os 781 primeiros imigrantes, em 18 de junho. Em 1910, o navio Ryojun Maru aportava também em Santos com mais 906 japoneses a bordo.

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa (Bunkyo), em comemoração a Imigração Japonesa ao Brasil, condecora com a Comenda Kasato Maru aqueles que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira ou pelo crescimento das relações Brasil-Japão.

 

ACBJ-BA mais uma vez prestigiada na pessoa do Vice-presidente DEODATO GUIMARÃES SANTOS distinguido com a Comenda Kasato Maru comemorativa dos 110 anos da Imigração Japonesa. A finalidade da Comenda é de prestar reconhecimento as pessoas física e jurídica que contribuíram para o desenvolvimento da comunidade nipo-brasileira como também para o crescimento das relações Brasil-Japão.

 

 

____________________________________________________________________________________________

DIPLOMAS RECEBIDOS

A ACBJ-BA recebeu do Governo Japonês o Título Honorífico DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO, em Sessão Solene, realizada no Palácio da Aclamação, em Salvador, em 10 de agosto de 1995.

Foi agraciada com outorga de DIPLOMA DE HONRA AO MÉRITO “KASATO MARU”, em 15 de agosto de 2008, pela Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e Assistência Social/Bunkyo.